gov.br

Universidade Federal do Ceará
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DA REDE NORDESTE DE ENSINO – PÓLO RENOEN-UFC

Área do conteúdo

Grupo de Pesquisas em Ensino de Física e Química da Universidade Federal do Ceará (GPENFQ)

Data de publicação: 4 de abril de 2023. Categoria: Grupos de estudo

O GPENFQ da UFC, foi criado em 2021 como um produto da atuação dos Professores no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e agora no Doutorado em Ensino RENOEN-Polo UFC e sua proposta de ação engloba a busca e desenvolvimento de ferramentas inovadoras para o Ensino, da interdisciplinaridade entre as ciências e da visão social do desenvolvimento tecnológico. A fundamentação que utilizamos se baseia principalmente nas ideias de Ausubel, secundadas por M. A. Moreira. A Física e a Química, utilizam seus próprios instrumentos (procedimentos, tecnologias e equipamentos), para construir a aprendizagem de forma significativa, sendo necessário internalizar os conceitos científicos a partir da experimentação e de outras estratégias, e sua comparação com os significados dos conhecimentos informais do universo cognitivo dos estudantes.