Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DA REDE NORDESTE DE ENSINO – PÓLO RENOEN-UFC

Área do conteúdo

Egresso

Egressos do Programa de Doutorado em Rede de Ensino de Ciências e Matemática (RENOEN).


Dr. Adriano Silveira Machado

Doutorado em Doutorado em Rede em Ensino de Ciências e Matemática – RENOEN – Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: A FORMAÇÃO PROFISSIONAL CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA PARA PROFESSORES NÃO LICENCIADOS: SABERES, CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS DOCENTES.
Ano de obtenção: 2023.
Orientador: Maria Goretti de Vasconcelos Silva.
Coorientador: Mozarina Beserra Almeida.
Palavras-chave: SITUAÇÃO FORMATIVA; ENSINO PROFISSIONAL; Formação em serviço; EDUCAÇÃO PROFISSIONAL; ESTUDO DE CASOS MULTIPLOS.
Grande área: Outros
Setores de atividade: Educação; Pesquisa e desenvolvimento científico.

Licenciatura em Pedagogia e Química. Especialista em Planejamento do Ensino e Avaliação da Aprendizagem pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Pós-graduado em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UEVA. Habilitado nas áreas de Biologia, Química e Ciências para ministrar aulas no Ensino Fundamental e Médio pela UEVA. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará – UFC com área de concentração multidisciplinar na Formação de Professores de Ciências e Matemática com ênfase na metodologia de ensino de Ciências. Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática junto ao PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DA REDE NORDESTE DE ENSINO pela Universidade Federal do Ceará – UFC.Professor pesquisador I, formador do curso de Especialização em Educação Profissional Científica e Tecnológica – EPCT atuando como Professor Tutor do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCe. Docente no Ensino superior junto ao IFCE, UEVA, UFC virtual, Instituto CENTEC nos cursos de graduação e pós-graduação latu sensu, professor de Didática Geral na Escola de Magistratura do Estado do Ceará ESMEC. Professor Efetivo com concentração na área de Ciências Naturais e suas Tecnologias na Prefeitura de Municipal de Fortaleza tendo exercido o cargo de Coordenador Pedagógico / Diretor escolar na Secretaria Municipal de Educação – SME – PMF. Autor da Obras: 1. Prática e percepção tecnopedagógica de professores de Ciências. Editora Novas Edições Acadêmicas. 2015.2. Formação Docente para a diversidade. Editora FGF. 2019.3. Escola e Sociedade. Editora FGF. 2019.4. Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino de História (Licenciatura em pedagogia). Editora FGF. 2020. Atualmente participa do grupo de estudos e pesquisa na Formação de professores de Ciências e Biologia – ForBio junto à Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira – UNILAB e do Grupo de Pesquisa em Ensino de Física e Química – GPENFQ junto a Universidade Federal do Ceará – UFC.
Currículo Lattes


Dra. Charlline Vladia Silva de Melo

Doutorado em Rede Nordeste de Ensino – RENOEN – Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: Museus como espaços não formais de educação e como estrátegia para o ensino de ciências com apoio de uma sequência didática.
Ano de obtenção: 2023.
Orientador: Dr. Gilvandenys Leite Sales.
Coorientador: Dr. Gilberto Santos Cerqueira.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Divulgação cientifica; Interdisciplinaridade; Metodologia Ativa; Museu.
Setores de atividade: Microbiologia; Educação; Pesquisa e desenvolvimento científico.

Divulgadora Científica e Pesquisadora de Educação Museal e Centro de Ciências, Jogos para o Ensino Interdisciplinar, Espaços não formais e o ensino de Ciências, Pós doutorado em Educação (UFC-2023), Doutora em Ensino (RENOEN-UFC-2023), Mestre em Microbiologia Médica (CEMM-UFC-2015), Pós Graduanda em Divulgação Científica (IFRJ – 2023), Especialista em Docência e Tutoria em Educação a Distância e Ensino Superior (UNICA-2021), Especialista em Bioquímica e Biologia Molecular aplicada a Saúde (UECE-2010), Graduada em Pedagogia (UNINASSAU-2020), Graduada em Ciências Biológicas Lic. (UEVA-2008). Membro do REM – Brasil- Rede de Educadores em Museus, REM-CE – Rede de Educadores em Museus do Ceará, GEPENCI (UFC/CNPQ) – Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências – (UFC), GREPET (IFCE/CNPQ), Grupos de Pesquisa em Educação, Recursos Didáticos, Educacionais e Tecnológicos, Membro da Sociedade Brasileira de Progresso da Ciências (SBPC), Membro da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências (ABCMC) e Participa do projeto de extensão Brinquedos Terapêuticos (FAMED/UFC/CNPQ). Atualmente é Coordenadora de Projetos do Instituto de Proteção Ambiental do Ceará (INVIPA), Coordenadora e Formadora Educacional do Eixo Formação e Divulgação Cientifica do Instituto Nexos e do Museu do Brinquedo de Fortaleza, Coordenadora Voluntária de Ensino e Divulgação Científica do Programa (CELULA/UFC/CNPQ). Docente de nível , médio, superior e técnico. Além de desenvolver pesquisas nas áreas de Espaços não formais de ensino, Educação e Gestão Ambiental, Formação Inicial e Continuada de Docentes, Montagem de espaços e laboratórios de Ciências, curadoria de exposições e práticas de ensino.
Bolsista BP2 do projeto Educação em Fortaleza , investigando iniciativas de alto impacto – Prefeitura de Fortaleza – fruto da parceria entre a Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova) e a Secretaria Municipal da Educação (SME)

Currículo Lattes

Acessar Ir para o topo