Grupo de Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA)

Data de publicação: 4 de abril de 2023. Categoria: Grupos de estudo

O Grupo de Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA) tem se destacado na comunidade acadêmica e científica, por direcionar a formação inicial e continuada para um ensino pautado na aquisição de competências e habilidades básicas presentes no cotidiano escolar e que contribuam para a construção da cidadania, ao mesmo tempo que tem colaborado para reflexões da relevância do uso de tecnologias digitais promovendo ações que visam a evolução, a renovação e a inovação no processo educativo. As produções científicas do grupo têm como palco as licenciaturas de Matemática e Pedagogia, compreendendo os sujeitos egressos e em formação como seres sócio-históricos. Para tanto, tem analisado as tendências em Educação como pressupostos teórico-metodológico e didático-pedagógico, importantes na construção da identidade docente. Os estudos também alinham-se com as discussões sobre as reformas curriculares e os impactos das avaliações externas nos processos de ensino e aprendizagem.