Estratégias Interativas no Ensino de Ciências e Matemática.

Projeto de Extensão
Modalidade: Oficinas didáticas
Título: Estratégias Interativas no Ensino de Ciências e Matemática.
Coordenadora do Projeto: Prof.ª Dra. Maria Goretti de Vasconcelos Silva
Ano/Semestre: 2023.2
Período: 07 de outubro a 17 de novembro/2023
Carga horária: 30 horas (com certificado)

Resumo: Esta ação de extensão universitária procura articular, Educação, Ciência e Tecnologia, na perspectiva do desenvolvimento do capital docente em formação, com vínculo acadêmico com universidades públicas ou privadas. Será executada como três oficinas didáticas para oferecer ao público, estratégias de ensino facilitadoras da aprendizagem. A sua aplicação propõe a promoção de trabalho cooperativo, colaborativo e fomentador da construção do conhecimento coletivo entre educandos-educandos e educandos-educadores. As metodologias ativas (MA), as mídias digitais educacionais (MDE) e a cultura Maker serão os pilares desta oficina didática e auxiliarão no processo de propalação de um ensino de Química, Física, Biologia e Matemática interdisciplinar e significativo que poderá ser adotado pelos futuros docentes.

Público-alvo: Discentes dos Cursos de Licenciatura em Biologia, Física, Química, Matemática e Pedagogia (60 discentes).
Ministrantes: Discentes do Doutorado em Ensino, RENOEN – UFC.
Email para informações: renoenufcext@gmail.com

OFICINA DIDÁTICA 1: Metodologias ativas e tecnologias digitais no ensino de Ciências
Fundamentos teórico-práticos das metodologias ativas e das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Aprendizagem Tecnológica Ativa (APA). Tecnologia assistiva e inclusiva para práticas pedagógicas. Gamificação e jogos digitais.

OFICINA DIDÁTICA 2: Oficina maker para o ensino de Física
Apresentação do espaço maker. Introdução à Física de partículas. Criação de objetos educativos feitos na impressora 3D e na máquina de corte a laser.

OFICINA DIDÁTICA 3: Estratégias didáticas para o ensino de Matemática na formação inicial de professores
Introdução de Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Fundamentos do software Geogebra. Tecnologia da Realidade aumentada (RA). Avaliações em larga escala com elaboração de itens de Matemática dando ênfase a algumas olimpíadas (OBMEP, OBM).