Docentes Renoen
Prof. Dr. Carlos Alberto Santos de Almeida
Possui graduação em Física – Departamento de Física (1980), mestrado em Física pela UFC – Departamento de Física (1984) e doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1991).
Atua no Programa de doutorado em rede de Ensino de Ciências e Matemática (RENOEN) e no Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) da Universidade Federal do Ceará.
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1C
Linha de Pesquisa no Programa: Práticas Pedagógicas no Ensino em Ciências e Matemática.
Projeto de Pesquisa : Interdisciplinaridade no Ensino de Física e Química.
Currículo Lattes
ORCID
Prof. Dr. Cicero Magerbio Gomes Torres
Pós – Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará – UECE (2021). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Mestre em Educação, pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB (2007) e possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri – URCA (2003).
Atua no Programa de doutorado em rede de Ensino de Ciências e Matemática (RENOEN) da Universidade Federal do Ceará.
Linha de Pesquisa no Programa: Práticas Pedagógicas no Ensino em Ciências e Matemática.
Projeto de Pesquisa : Recursos Metodológicos no Ensino de Biologia Celular para a Educação Superior e Ensino Médio.
Profa. Dra. Erika Freitas Mota
Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (2000), graduação em Licence de Biologie Cellulaire et Physiologie – Université de Paris XI (Paris-Sud) (1998), doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (2006) e pós-doutorado pela University of Maryland, Baltimore County, UMBC, Estados Unidos (2015).
Atua no Programa de doutorado em rede de Ensino de Ciências e Matemática (RENOEN) e no Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) da Universidade Federal do Ceará.
Linha de Pesquisa no Programa: Práticas Pedagógicas no Ensino em Ciências e Matemática.
Projeto de Pesquisa : Recursos Metodológicos no Ensino de Biologia Celular para a Educação Superior e Ensino Médio.
Currículo Lattes
Prof. Dr. Francisco Augusto Silva Nobre
Bacharel e Mestre em Física pela Universidade Federal do Ceará – UFC, Doutor em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas – CBPF e possui Pós-Doutoramento realizado no Laboratório de Pesquisa Multimeios da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Fez também Pós-Doutoramento na Université de Poitiers em Ensino de Ciências e Literatura.
Atua no Programa de doutorado em rede de Ensino de Ciências e Matemática (RENOEN) da Universidade Federal do Ceará.
Linha de Pesquisa no Programa: Práticas Pedagógicas no Ensino em Ciências e Matemática.
Projeto de Pesquisa : Neurociência Educacional e a Metodologia Fedathi para o Ensino de Física com a Aplicação dos Folhetos de Cordel Científicos em Formato de História em Quadrinhos: HQ como Recurso Didático.
Prof. Dr. Francisco Herbert Lima Vasconcelos
Possui Graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Realizou seu Mestrado com pesquisas na área de tecnologia aplicada a educação e metodologia de ensino com objetos de aprendizagem no ensino de Ciências da Natureza e Física em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui Doutorado na área de pesquisa em Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem com Análise Multidimensional e Multilinear, em Engenharia de Teleinformática, também pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
Atua no Programa de doutorado em rede de Ensino de Ciências e Matemática (RENOEN) e no Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) da Universidade Federal do Ceará.
Linha de Pesquisa no Programa: Práticas Pedagógicas no Ensino em Ciências e Matemática.
Projeto de Pesquisa : Desenvolvimento de Metodologias e Atividades Didáticas através de Tecnologias.
Currículo Lattes
ORCID
Prof. Dr. Jorge Carvalho Brandão
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2010). Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1996), mestrado em Engenharia Civil (Recursos Hídricos) pela Universidade Federal do Ceará (2001).
Atua no Programa de doutorado em rede de Ensino de Ciências e Matemática (RENOEN) da Universidade Federal do Ceará.
Linha de Pesquisa no Programa: Ensino, Currículo e Cultura.
Projeto de Pesquisa : Métodos e Técnicas de Ensino e de Aprendizagem em Matemática e Física para Matemática e Ciências Adaptadas.
Prof. Dr. José Rogério Santana
Possui graduação em pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com formação em Educação Matemática. Mestre e Doutor em Educação com área de pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias Digitais pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui Pós-doutorado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na linha de Pesquisa História da Educação.
Atua no Programa de doutorado em rede de Ensino de Ciências e Matemática (RENOEN) e no Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) da Universidade Federal do Ceará.
Linha de Pesquisa no Programa: Ensino, Currículo e Cultura.
Projeto de Pesquisa : Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem entre Brasil à Luz das Novas Metodologias.
Currículo Lattes
ORCID
Profa. Dra. Maria Goretti de Vasconcelos Silva
Possui graduação em Bacharelado em Química e Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestrado em Química Orgânica e Doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Ceará. Realizou Pós-doutorado no IQSC-USP, no Grupo de Pesquisas em Química Medicinal (NEQUIMED), com bolsa do CNPq e no Instituto do Medicamento (IMed) da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa com bolsa CAPES.
Atua no Programa de doutorado em rede de Ensino de Ciências e Matemática (RENOEN) e no Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) da Universidade Federal do Ceará.
Linha de Pesquisa no Programa: Práticas Pedagógicas no Ensino em Ciências e Matemática.
Projeto de Pesquisa : Interdisciplinaridade no Ensino de Física e Química.
Currículo Lattes
ORCID
Profa. Dra. Maria Izabel Gallão
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (1986), mestrado em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e doutorado em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas (2000).
Atua no Programa de doutorado em rede de Ensino de Ciências e Matemática (RENOEN) da Universidade Federal do Ceará.
Linha de Pesquisa no Programa: Práticas Pedagógicas no Ensino em Ciências e Matemática.
Projeto de Pesquisa : Recursos Metodológicos no Ensino de Biologia Celular para a Educação Superior e Ensino Médio.
Currículo Lattes
Profa. Dra. Maria José Costa dos Santos
Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC) (nota 4). Licenciada em Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN (nota 5). Pós-Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPed/UERJ) (nota 7).
Atua no Programa de doutorado em rede de Ensino de Ciências e Matemática (RENOEN) e no Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) da Universidade Federal do Ceará.
Linha de Pesquisa no Programa: Ensino, Currículo e Cultura.
Projeto de Pesquisa : Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem entre Brasil à Luz das Novas Metodologias.
Currículo Lattes
ORCID
Profa. Dra. Maria Mozarina Beserra Almeida
Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará (1983), mestrado em Química Inorgânica pela Universidade Federal do Ceará (1990) e doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Ceará (2008).
Atua no Programa de doutorado em rede de Ensino de Ciências e Matemática (RENOEN) e no Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) da Universidade Federal do Ceará.
Linha de Pesquisa no Programa: Práticas Pedagógicas no Ensino em Ciências e Matemática.
Projeto de Pesquisa : Interdisciplinaridade no Ensino de Física e Química.
Profa. Dra. Raquel Crosara Maia Leite
Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004).
Atua no Programa de doutorado em rede de Ensino de Ciências e Matemática (RENOEN) e no Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) da Universidade Federal do Ceará.
Linha de Pesquisa no Programa: PPráticas Pedagógicas no Ensino em Ciências e Matemática.
Projeto de Pesquisa : A Pesquisa em Ensino de Biologia: Contribuições Para o Ensino da Diversidade Biológica.